


Galo Maringá e Foz do Iguaçu garantem acesso à elite do futebol paranaense
7 de julho de 2025


Roger Silva admite dificuldade do Londrina com o Guarani, mas faz ressalva: “Não sofremos”
7 de julho de 2025Redação Paiquerê
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Oeste, localizada no Jardim do Sol, em Londrina, iniciou um processo de reforma estrutural após a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Tiago Amaral. A obra será executada pela empresa Regional Planejamento e Construções, contratada por licitação, e tem prazo de 240 dias para ser concluída.
O investimento inicial da Prefeitura é de R$ 1.836.944,28. Inaugurada em 2015, a UPA apresenta atualmente diversos problemas estruturais, como rachaduras, infiltrações e falhas nos sistemas de ventilação e climatização. As intervenções incluem reforço das fundações, correção de alvenarias, substituição de telhas, rufos, calhas e portas danificadas. Também será reconstruída parte do prédio que abriga a enfermaria, permitindo a execução de um muro de arrimo nos fundos da unidade, ao lado da escola.
Outros serviços incluem a reforma das calçadas externas e do estacionamento, que receberá piso paver. Neste primeiro momento, o atendimento será mantido no local, com a obra sendo iniciada pela parte externa da unidade.
A segunda etapa do projeto está em fase de elaboração e terá foco na modernização e finalização da estrutura. Estão previstos serviços como substituição de esquadrias e forros, reforma completa dos banheiros, pintura interna e externa, instalação de aparelhos de ar-condicionado, telhado termoacústico, revisão das instalações hidráulica e elétrica, e melhoria da acessibilidade, com rampa e escada no estacionamento. O valor estimado para essa fase complementar é de R$ 4 milhões.
Para garantir a continuidade do atendimento durante a reforma, a Prefeitura firmou parceria com a Irmandade da Santa Casa de Londrina e vai transferir temporariamente os serviços da UPA para o prédio do antigo hospital Mater Dei. A nova estrutura deverá começar a receber os pacientes em agosto, e a expectativa da administração municipal é que a capacidade de pronto-atendimento seja praticamente dobrada, com aumento de até 50% no total de atendimentos.
A UPA Centro-Oeste atende, em média, 750 pessoas por dia em períodos de maior movimento. As adequações internas no prédio do Mater Dei estão em andamento para que a transferência seja realizada em até 30 dias. Com a mudança, as etapas mais complexas da obra poderão ser executadas integralmente na unidade original.