


Com presença do prefeito Tiago Amaral, manifestantes pedem impeachment de Lula e Moraes em ato na Higienópolis
4 de agosto de 2025


Senador Marcos do Val é levado para colocar tornozeleira eletrônica
4 de agosto de 2025Redação Paiquerê
A instabilidade climática segue marcando o mês de agosto no Paraná, e a região Norte não está de fora da influência de uma nova frente fria que chegou ao Estado no último fim de semana. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o sistema frontal deve se afastar apenas ao final da terça-feira (5), sendo seguido por uma massa de ar polar que promete reduzir as temperaturas, inclusive em cidades do Norte do Estado como Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio e Arapongas.
A semana começa com tempo carregado e previsão de pancadas de chuva também no Norte paranaense, principalmente entre a tarde e a noite desta segunda-feira (4). Embora os maiores volumes de chuva até agora tenham sido registrados no Oeste, como em Ouro Verde do Oeste (78,4 mm) e Toledo (63 mm), a expectativa é de avanço gradual da instabilidade para outras regiões.
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, há possibilidade de precipitações mais significativas nesta terça-feira, especialmente entre os Campos Gerais, Litoral, Região Metropolitana de Curitiba e Norte do Paraná. Em algumas localidades do Norte, os termômetros podem atingir 27°C mesmo com o tempo chuvoso. No entanto, a chegada da massa de ar frio tende a mudar esse cenário já a partir da noite de terça, com queda nas temperaturas.
A quarta-feira (6) deve amanhecer com frio mais acentuado no Sul e no Centro do Estado, mas o Norte também sentirá os efeitos da mudança climática. As máximas devem ficar mais baixas, girando em torno dos 15°C a 20°C, com sensação térmica ainda menor por causa da nebulosidade. A previsão, porém, descarta risco de geada, justamente por conta da cobertura de nuvens que permanece sobre o Estado.
O Simepar alerta ainda para a aproximação de uma nova frente fria na quinta-feira (7), o que pode intensificar o mau tempo. Há risco de tempestades pontuais, especialmente no Oeste, Noroeste e no Norte do Paraná, com possibilidade de acumulados de até 30 mm. Na sexta (8), o sistema segue avançando e deve provocar chuvas durante a madrugada e a manhã em diversas regiões.
Mesmo sem registro de eventos climáticos extremos até o momento, o Simepar reforça a importância do monitoramento constante. A instituição mantém uma rede de 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e sensores para descargas atmosféricas. Os dados são fundamentais para órgãos públicos e Defesa Civil em ações preventivas, principalmente diante de alertas de chuva intensa, vendavais e risco de alagamentos.
Os moradores da região Norte podem acompanhar as atualizações detalhadas da previsão do tempo pelo site www.simepar.br, com dados por município, previsão horária e alertas em tempo real. A recomendação para os próximos dias é de atenção redobrada às condições climáticas e à programação diária, principalmente para quem depende de atividades ao ar livre ou no campo.