


Brasileirão: Neymar marca, Santos vence e deixa zona de rebaixamento
29 de novembro de 2025


Mercado de turismo registra alta de 18,5% nas contratações em 2025
29 de novembro de 2025Redação Paiquerê
Será realizado nesta segunda-feira (1°), das 13h30 às 22h, o V Simpósio de HIV e Aids de Londrina, no anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Gratuito e aberto ao público, o encontro terá sua programação composta por mesas de debate com profissionais atuantes na área, reunidos sob o tema central “O avanço da ciência e o retrocesso do preconceito”.
Ao todo, estão sendo ofertadas 150 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia do evento, pelo site da Escola de Governo. No credenciamento, será solicitada a entrega de 1 kg de alimento não perecível.
O Simpósio coincide com o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1° de dezembro. O mês é marcado pelo Dezembro Vermelho, campanha dedicada à conscientização sobre prevenção e enfrentamento ao HIV, à Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A gerente do Programa de ISTs da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Michele Amadeu, destacou a relevância do evento na data. “É importante esclarecer à sociedade que o HIV ainda circula como uma infecção sexualmente transmissível, mas a evolução da terapia antirretroviral transforma a infecção em uma condição crônica quando há adesão correta ao tratamento. Além disso, o Simpósio traz aos profissionais da saúde e das ciências sociais a oportunidade de refletir e buscar novas ações para mitigar o estigma e o preconceito relacionados ao HIV”, afirmou.
As atividades terão início às 13h30, com o cadastramento dos participantes. Às 14h, será realizada a mesa de abertura, com encerramento às 14h30. Em seguida, serão iniciadas as quatro mesas de discussão que compõem o cronograma do evento, todas distribuídas ao longo da tarde e noite.
Cada mesa contará com até três palestras, com duração aproximada de 30 minutos cada, ministradas por profissionais distintos e alinhados ao tema central do Simpósio. Ao final de cada bloco, haverá 15 minutos destinados às perguntas do público.
Michele Amadeu explicou como as temáticas foram definidas. “Os temas foram construídos em reuniões com a equipe organizadora, formada por profissionais que observam que, apesar dos avanços no tratamento e nas perspectivas para as pessoas que convivem com HIV, algumas questões sociais permanecem quase estagnadas desde o surgimento da doença”, destacou.
A primeira mesa, iniciando às 14h30, abordará “Construção histórica e social do HIV e Aids e sua interface com a epidemiologia”. As palestras serão: “Construção Social do HIV e Aids ao Longo das Décadas”; “Aspectos Biológicos do HIV e Tratamento da Doença Aids”, às 15h; e “Dados Epidemiológicos do HIV e Aids: Parâmetros para o Planejamento”. O espaço para perguntas ocorrerá das 16h às 16h15.
A segunda mesa começa às 16h15, com o tema “Estigma, vulnerabilidades e papel do controle social diante do HIV e Aids”. As exposições serão: “Vulnerabilidades Sociais e Seus Agravos pelo HIV”; “HIV e Aids em Tempos de Cultura Digital: Percepções, Estigmas e Vulnerabilidades”; e “Participação Social e Vulnerabilidades nas Políticas Públicas de HIV e Aids”. As perguntas serão realizadas das 17h45 às 18h, seguidas de intervalo até as 19h.
A programação retorna às 19h com a terceira mesa, “Avanços na Prevenção e Rede de Assistência ao HIV e Aids”, que segue até às 20h30. As palestras serão: “Acolhimento e Aconselhamento: Do Uso do Preservativo ao Autoteste para HIV”; “Saúde Emocional e Mental das Pessoas que Convivem com o HIV”; e “PrEP como Estratégia entre os Métodos de Prevenção Combinada”. O momento para perguntas será das 20h30 às 20h45.
Encerrando o Simpósio, a quarta mesa será realizada das 20h45 às 21h45, com o tema “Saúde Integral da Pessoa Convivendo com o HIV”. Serão duas palestras: “Rede de Assistência ao HIV: da Prevenção ao Tratamento” e “Envelhecimento das Pessoas que Convivem com o HIV”. O espaço final para perguntas ocorrerá das 21h45 às 22h, marcando o fechamento da programação.
O V Simpósio de HIV e Aids de Londrina é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho de Saúde de Londrina (COMUNIDS) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Com Ncom




